All information provided is for entertainment only and no one makes any representations as to accuracy, completeness, currentness, suitability, or validity of any information on this site and will not be liable for any losses, injuries, or damages arising from its display or use.
Tenho pensado nesta questão porque parece que ainda se fala muito de racismo apenas quando acontece algum caso mais grave, e depois o assunto desaparece. Mas será que a mudança não teria de começar por coisas bem mais normais do dia a dia, como escola, emprego, habitação e até a forma como os meios de comunicação escolhem quem aparece e quem é ouvido? O que acham que teria mais impacto em Portugal?
Para mim, começaria justamente por aí. Não acho que exista uma medida única que resolva tudo, porque há situações muito diferentes e algumas são tão habituais que acabam por passar despercebidas. Na escola, por exemplo, faz diferença aprender mais sobre a história africana e sobre a presença das comunidades negras em Portugal, não apenas durante uma data específica ou numa aula isolada. No trabalho também seria importante olhar para recrutamento, promoções e diferenças de tratamento, porque às vezes duas pessoas com experiências semelhantes acabam por ter oportunidades bastante diferentes. E há ainda a questão dos meios de comunicação: quando as mesmas pessoas são chamadas repetidamente para falar sobre determinados assuntos, cria-se uma visão muito limitada da sociedade. Tenho lido algumas discussões interessantes sobre estas questões em e acho que vale a pena ouvir experiências concretas, não apenas debates teóricos. No fundo, talvez a mudança comece quando deixamos de considerar estes problemas como algo que acontece “aos outros” e passamos a reparar neles também nas situações mais pequenas.
Last edited by grannysome (Yesterday 3:26 am)
ok-ok